Um olhar investigativo pelas peculiaridades da vida

Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem Data: 27-08-2012 Assunto: CADERNO C - Na foto destaque para a repórter especial do Jornal do Commercio Fabiana Moraes.
Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem
Data: 27-08-2012
Assunto: CADERNO C – Na foto destaque para a repórter especial do Jornal do Commercio Fabiana Moraes.

Prestes a lançar mais um obra, “O Nascimento de Joicy”, a jornalista pernambucana Fabiana Moraes é uma profissional que se especializou em contar histórias de personagens diferenciados que passam batido para a maioria das pessoas. Não por achar que isto é o que o público quer ler nas páginas do jornal diário, mas sim por acreditar que tudo que observa e analisa no seu dia a dia é relevante e merece ser repercutido. E, por pensar e crer nisto, esta repórter especial do Jornal do Commercio (PE), bacharel e mestre em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, enveredou ainda para uma outra área das ciências humanas, a Sociologia. “O estudo do comportamento carece demais desse olhar investigativo. Todo pesquisador tem um bocado de jornalista, e vice-versa. O problema é que nós, jornalistas, terminamos desvalorizando nosso papel de observador do mundo. Quando queremos, fazemos isso tão bem. Somos antropólogos e sociólogos em potencial. Buscar a sociologia foi justamente essa vontade de dar conta de mais respostas (ou de basear melhor tantas perguntas) que a comunicação já não dava mais conta”, diz ela que acumula no currículo diversas premiações.

Continuar lendo Um olhar investigativo pelas peculiaridades da vida

Uma marca que se expande ainda mais no Brasil

hello_kitty_40th_aniversaryAos 40 anos de existência, a Hello Kitty mostra mais do que fofura e proporciona mais do que um abraço aos fãs mundo afora. Símbolo da cultura japonesa no mundo todo, a Hello Kitty foi criada pela Sanrio, fundada na década de 60, com base no conceito “Small Gift, Big Smile”, traduzindo a ideia de que um pequeno presente pode trazer um grande sorriso. E sua imagem traz em si um sentimento de alegria que está associada a um básico cumprimento inglês, que se tornou o nome adotado pela proximidade entre as garotas japonesas com as culturas de países de língua inglesa. “A Hello Kitty foi criada originalmente pela designer da Sanrio, Yuko Shimizu, em 1974, para ser aplicada num porta moedas. O traço da Hello Kitty foi criado de uma forma para se identificar com os sentimentos das pessoas. O nome da Hello Kitty veio da forte influência americana e inglesa na cultura japonesa naquela época”, lembra Renata Pereto, gerente de marketing da Sanrio, empresa responsável pela criação e licenciamento desta personagem fictícia que usa um laço de fita vermelha.

Continuar lendo Uma marca que se expande ainda mais no Brasil

Um abraço para todo o mundo

app-torcida-hello-kittyUm gato normalmente tem nove vidas, mas esta gatinha já tem quatro décadas de história no mercado mundial para contar. Assim como muitos personagens, a Hello Kitty é uma referência de infância de muitas garotas no mundo inteiro e, por isto, ganhou destaque até em música lançada em 2013 pela cantora canadense Avril Lavigne. Apaixonante, ela se consolidou como uma marca forte, inclusive no Brasil, país na qual aproximadamente 80 empresas detém a licença de uso da imagem para os mais diversos tipos de produtos em segmento alimentício, de confecção, calçados, brinquedos, papelaria, houseware, presentes, entre outros. “O traço da Hello Kitty transmite um sentimento de fofura e os seus produtos sempre encantaram as pessoas. Por mais que a sua origem seja japonesa, ela é bem aceita em todo o mundo e a sua diversidade de guias de artes permite que ela seja apresentada em diversos estilos”, diz Renata Pereto, gerente de marketing da Sanrio, empresa responsável pela criação e licenciamento desta personagem fictícia que usa um laço de fita vermelha.

Continuar lendo Um abraço para todo o mundo