Em agosto do ano passado, o Sebrae e a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) uniram forças numa mesma missão: capacitar pequenos produtores para o proeminente mercado audiovisual brasileiro da atualidade, através de projetos que contam com investimentos na ordem de R$ 4 milhões para capacitar, a serem desenvolvidos até setembro próximo. A perspectiva é beneficiar 300 empresas do setor das cerca de seis mil cadastradas hoje na Agência Nacional do Cinema (Ancine). E não é a toa. Estamos falando de uma rede de negócios que envolvem, em especial, as produtoras independentes que chegaram a captar aproximadamente R$ 1,7 bilhão, de 2001 a 2012, via mecanismos federais de incentivo, de acordo com a instituição de regulação.
Arquivo mensal: março 2015
Fomentando “Razões para Acreditar”
Já disse o escritor Caio Fernando Abreu “cuide, cultive, queira o bem. O resto vem!” e foi mais ou menos este o start do Razões para acreditar (https://razoesparaacreditar.com), um canal criado pelo designer maranhense Vicente Carvalho, radicado em São Paulo, que nasceu com a proposta de gerar novos olhares e visão social das coisas a partir de exemplos positivos e de iniciativas humanitárias mundo afora. Mais do que a ideia filosófica do maniqueísmo (o Bem versus o Mal). O espaço mostra que é preciso ter fé antes de tudo em que as pessoas podem mostrar o seu melhor e compartilhar coisas boas. “O blog não foi algo planejado, nasceu de uma necessidade minha de mostrar as coisas boas que estão acontecendo, e ninguém nem faz ideia! Então, numa madrugada me veio o nome na cabeça, registrei o domínio e postei algumas histórias pessoais que envolvia amigos e parentes”, diz.
Lá Fora ativa ação de marcas do mercado gourmet

Uma ação inédita e bem sucedida ganha sua primeira edição no Recife: o La Fora, a ser realizado no Shopping RioMar, na Zona Sul, neste sábado (28) e domingo (1º de março), que traz um novo movimento pautado no conceito da economia criativa. A proposta concretiza o primeiro food park do Norte/Nordeste, formato que já é sucesso no Sudeste e fora do Brasil, e que aqui no país busca cada vez mais o incentivo de marcas que atuam no segmento gastronômico. “O projeto surgiu a partir do desejo de positivar as marcas através de uma ação de grande impacto junto ao público. As mídias não estão atingindo mais com a eficiência de duas décadas atrás. E as marcas precisam se reinventar, e apostar em ação diferenciada como o Lá Fora – Food Park é uma oportunidade para isso”, diz Alex Façanha, diretor criativo da agência cearense Baladeira Inovações que integra o grupo Seres Comunicação.
Continuar lendo Lá Fora ativa ação de marcas do mercado gourmet
Parceria estratégica para expansão

Foto. Sergio Zacchi / Cordel Imagens
Com foco nas estratégias, Accor fecha parceria com o pernambucano Grupo Pontes num processo de expansão até 2018. Com 145 mil funcionários no mundo, o grupo apresenta um amplo portfólio com seis marcas de hotéis de diferentes categorias (da hotelaria de luxo à supereconômica), que incluem o Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Suite Novotel, Mercure, Adagio, ibis, all seasons, Etap Hotel, Formule 1, hotelF1 e Motel 6, e atividades relacionadas, Thalassa sea & spa e Lenôtre. Mas, isso não impede que a Accor aposte suas fichas em estratégias diferenciadas para incrementar seus negócios no mercado da América Latina. E é por isso que os investimentos da rede não param por aí.
Uma união para o sucesso

Foto: Tadeu Brunelli
Para o mundo dos negócios, o ano começou oficialmente agora, e apesar do momento conturbado no país, os negócios mostram a confiança nos brasileiros, pelo menos, no promissor setor hoteleiro. Para se ter uma ideia dessa perspectiva, a expectativa é a de aquecimento com quase 14 milhões de turistas apenas no Estado de São Paulo neste 2015, em virtude no número de feriados. Diante deste quadro a Accor fechou parceria com o pernambucano Grupo Pontes Hotéis, detentor de pelos 20% a 25% dos leitos da hotelaria local. E não é a toa. Recife é uma das cidades que possui uma das maiores diárias médias e melhor ocupação do Nordeste, com mais de 85% de viajantes a negócios. “Os grandes eventos trouxeram uma ótima onda de novos projetos de infraestrutura para o turismo e a hotelaria, com uma série de incentivos que foram criados. Esse fato, atrelado à melhora na facilidade de crédito, impulsionou o desenvolvimento nas principais cidades do País”, afirma Roland de Bonadona, CEO Accor Américas & Caribe.