A incrível compensação da boa imagem

13563375804_e003ba52d1_oO que há por traz da pós-produção de uma imagem no processo de finalização ganha cada vez mais espaço no mercado. E no mundo em que uma imagem acaba valendo mais do que mil palavras, a pós-produção e o retouch vieram para adequar o processo final de criação. E ganhou mais força em virtude da condição do consumidor moderno que está cada vez mais exigência com o visual e com a mensagem que recebe. “Uma olheira expressiva, um excesso de celulite, um cabelo arrepiado. Tudo isso pode ser alvo do retouch. A pós-produção, quando bem feita, costuma resultar num trabalho mais bem acabado. Tudo melhora: cor, textura, sonorização. Este trabalho é a cereja no bolo de qualquer produção. Eles permitem ao mercado de comunicação alcançar um resultado mais profissional em filmes, anúncios, outdoors, entre outros. Mas precisa ser usado sempre com moderação”, enfatiza André Muhle, diretor de criação da Ampla Comunicação (ES).

Continuar lendo A incrível compensação da boa imagem

A arte da imagem, do glamour ao labor

13563125333_843118e8bb_oQuando se trata de imagem, erros e absurdos que, muitas das vezes, são praticamente impossíveis de acontecer em grandes agências, podem parecer algo surreal no mercado moderno. Mas, quem nunca foi impactado por uma imagem em campanha que mostra que o produto ou serviço é incrível? Algumas coisas se tornaram tão reais que é impossível não acreditar que é de fato como o que é apresentado. Mas, claro, há como identificar quando uma imagem passou por alguma “manipulação”, por exemplo, entretanto, talvez só para aqueles olhares mais acostumados e preparados. “A identificação está ligada a dois pontos extremos, o do mau uso e a execução de ideias mais complexas”, diz Ricardo Moreira da Moreira Estúdio (PE), que acredita que o processo como um todo reduz em muito possíveis erros. Como a pós-produção está diretamente ligada à dificuldade de execução da ideia, em sua opinião, existe uma ordem na linha de trabalho depois do tratamento por um especialista, ou estúdio (contratado para os casos mais complexos). Ela envolve o diretor de arte que aprova, o diretor de criação e o próprio cliente.

Continuar lendo A arte da imagem, do glamour ao labor

Produção de imagem além das lentes

8608872004_b131c27253_oNa história da fotografia, era bastante comum a sutil manipulação das imagens para dar um último retoque, fossem de personagem ou de paisagem para estas permanecessem a expressão máxima do real pelo olhar do observador. No começo do século XX, era costume dos fotógrafos retocarem a foto para criar o resultado desejado no produto final, como fazia o Barão Adolph de Meyer (1868 – 1946). Conhecido como Barão Meyer, foi o primeiro fotógrafo fixo da Vogue e da Vanity Fair, mas ficou conhecido por um amplo trabalho de fotografia como arte. Inclusive, entre as suas mais famosas estão uma naturezas-mortas com a luz estourada, e as do dançarino Vaslav Nijinsky, em Paris e em Nova York entre 1910 e 1916. Além disso, é conhecido como um grande manipulador de luz e sombra, com costumeiras fontes de luz em lugares inesperados, e retocagem diretamente no negativo. “O tratamento de imagem veio justamente na comunicação, a empresa de comunicação Magnum, criada por Robert Capa em 1947, já possuía um retocador de imagens, também chamado na época de laboratorista, o Pablo Inirio. Ele ficava responsável por ajustar as sombras e luzes numa fotografia, para dar um ar de dramaticidade, lembra o fotógrafo Thiago Gouveia (PE), jornalista e que também atua como editor de imagens.

Continuar lendo Produção de imagem além das lentes

Retoque, manipulação ou melhoramento? A imagem!

9614141480_4b70482c84_oSabe aquela velha e conhecida frase do filósofo chinês Confúcio (551 A.C. – 479 A.C.) “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois bem, este dito popular talvez tenha mais do que nunca força nos dias de hoje com a inovação tecnológica. Afinal, no mundo dos selfies e das fotos instantâneas, o que se vê é real para muitos, especialmente, no universo da comunicação. E é neste cenário que um campo encontra cada vez mais espaço atualmente: o da pós-produção e do retouch, atendendo uma demanda que agora se torna fundamental na finalização de qualquer grande trabalho de criação. E em muitos casos sua abordagem no processo pode se tornar um diferencial na execução da ideia. “O mercado de comunicação já utiliza a pós-produção de imagens desde sempre, só mudando a forma, no início do século passado as imagens eram retocadas à mão, como nas pin ups da Coca-Cola, depois, com a chegada do computador e do Photoshop só mudou a ferramenta, que evoluiu e ficou mais acessível”, acredita Bertone Balduíno, diretor de criação da Blackninja (PE).

Continuar lendo Retoque, manipulação ou melhoramento? A imagem!

No mundo da aplicativação, tudo é fantástico

comuniqNovas plataformas e apps contribuem para melhorar integração do consumidor sobre a marca. O mundo da aplicativação apresenta vários tipos de aplicativos mobile. Os aplicativos de serviços fornecem informações e conteúdo de modo simplificado e ágil, e entre os quais estão aqueles que ajudam com a previsões do tempo, navegação de mapas ou até solicitar um resgate a seguradora do seu carro, por exemplo. Há os de informações com acesso a conteúdos atualizados em tempo real ou que têm utilidade permanente (como guias de compras/lojas, telefones úteis, promoções, consulta de produtos, entre outros).

Continuar lendo No mundo da aplicativação, tudo é fantástico

As novas mídias e tecnologias que chegaram para agregar

capricchedeezer_foto2_720Um dos grandes desafios do mundo mercadológico atualmente é estabelecer a comunicação na medida certa para alcançar o seu público e conquistar a fidelização, e porque não o share of heart, naturalmente. E as mídias eletrônicas estão contribuindo sobremaneira neste processo, através de diversas estratégias. E com o aquecimento do mercado mobile as ações ganham outra proporção, com o aporte de novas tecnologias que chegam para ajudar e facilitar cada vez mais a vida do consumidor. “Quando uma marca pensa em tecnologia, tem que pensar tecnologia como meio e não como fim. Quer dizer, tecnologia que melhore a experiência do cliente, porque melhorando a experiência com o cliente, eles vai gostar de se relacionar com a marca, se tornar fã, etc”, diz consultor Fred Alecrim, palestrante da Ponto de Referência (RN).

Continuar lendo As novas mídias e tecnologias que chegaram para agregar

Betânia, a força do leite do Nordeste

betakids-packO que fazer quando um dos seus carros-chefes alcança a marca do mais vendido? Realiza-se uma campanha em homenagem e agradecimento. E foi isso que a Betânia fez para prestigiar a todos que transformaram o seu leite longa vida o mais vendido do Nordeste. Um ranking importante para a marca de laticínios que completa 45 anos de atuação no mercado, e que no primeiro trimestre desse ano aumentou em 25% suas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “A gente vende para dois públicos que inicialmente é o revendedor. É para o revendedor que a gente entrega a frequência de entrega e giro de produto. Para quem compra o nosso produto tenha a certeza que tem um serviço agregado e que podem ganhar mais com ele, porque é um produto reconhecido no Nordeste e uma das únicas empresas de laticínios que tem uma melhor logística na região. E, por isso, pode garantir um maior giro com um menor estoque. Para o consumidor garantimos um produto de qualidade, além de um bom custo benefício”, diz o presidente da Betânia, Bruno Girão.

Continuar lendo Betânia, a força do leite do Nordeste