Um tabuleiro de notícias para o mercado

template-tabuleiroA tabuleiro é um substantivo masculino para denominar uma peça de madeira, usada para diversos fins, mas ainda representa espaço plano em qualquer edifício, por exemplo. Uma palavra com vários usos e um nome para um blog que faz um retrato do mercado baiano: o Tabuleiro Publicitário (http://tabuleiropublicitario.blogspot.com.br/), criado em 2010, por Flamarion Reis, que em apenas cinco anos de existência foi indicado e certificado pelo Top Blog 2010, 2011, 2012 e 2013, júri popular na categoria Comunicação e Marketing. “O Tabuleiro surgiu inicialmente com o propósito de expor o meu portfólio. No entanto, eu sentia falta na Bahia, de um veículo que mostrasse o que as agências baianas fazem e de valorização do mercado. Então, comecei a usar esse espaço para isso e me vi atolado de releases de agências de todo o Brasil, mas a preferência hoje ainda são os trabalhos de agências baianas ou de marcas atuantes no estado. Quanto ao meu portfólio até hoje não foi totalmente digitalizado”, lembra o publicitário, que apostou numa platatorma simples e gratuita que atendesse a necessidade inicial.

Continuar lendo Um tabuleiro de notícias para o mercado

Anos 2000, tecnologia e emoção como marca registrada

mastercard1Mais do que emoção e empatia, os anos 2000 marca a transformação da propaganda pela tecnologia, atrelado ao bom humor e aos ingredientes lúdicos capazes de ajudar na construção de uma comunicação sedutora. Encantamento e emoção aliados ao aproveitamento tecnológico se tornou uma estratégia para impulsionar uma boa propaganda. E isso pode ser observado em algumas campanhas que resgataram até o inusitado.

Continuar lendo Anos 2000, tecnologia e emoção como marca registrada

A década do inusitado e tecnológico

thehire_postNos anos 2000, muita coisa acontecia no mundo como a morte de João Paulo II, independência do Timor-Leste e os atentados ao World Trade Center e ao Pentágono. No Brasil, não poderia ser diferente e diversos acontecimento marcaram a década como um processo de transformação: a mudança política com a eleição do primeiro operário à presidência, a descoberta de petróleo na camada pré-sal e a proibição da veiculação de qualquer publicidade que propague venda de cigarros e outros derivados do tabaco, por exemplo. Contudo, um dos principais marcos ou reflexos desse período para a comunicação brasileira seja a globalização que proporcionou um admirável mundo novo, em termos de brainstorm, podems dizer assim, beneficiado pelo avanço da internet, o impacto das novas tecnologias e a propagação das redes sociais (como o MySpace e o Orkut).

Continuar lendo A década do inusitado e tecnológico